dezembro 22, 2005

Provas

Hoje temos o método de avaliação escolar mais primata que alguém possa imaginar. O que temos em nossas escolas e até mesmo em nossas faculdades são os modelos de teste (prova) do conhecimento explicito engessado. Vale aquilo que está escrito no livro, não somos incentivados a pensar, a criar hipóteses sobre os fatos. Não nos é permitido tentar refutar teorias. idiossincrasia escolar!!!
Eu conheci um professor de uma faculdade da Bahia em um curso executado pelo ministério do Desenvolvimento em parceria com o SEBRAE onde o animal disse: “Prova é até hoje o melhor método de se testar o conhecimento” é ou não é um sistema falido?
Porque eu tenho que responder o que você quer ouvir. Certa vez, recebi um email onde um aluno brilhante se negava a responder o que o professor queria. O mestre lhe deu uma questão com diversos números e perguntou como podemos calcular altura de um prédio. É lógico que o professor queria que o aluno descrevesse dentro dos paradigmas matemático como poderíamos calcular a altura do prédio. Lembro que ele não queria o resultado mais sim o caminho pelo qual deveria ser calculado. O aluno se recusou a responder de tal forma e demonstrou os outros diversos meio de se medir a altura de um prédio. Exemplos:
pela sombra,
pelo barômetro (altímetro),
pela tempo de queda de um objeto. etc.
É esse conhecimento que precisamos, eu não preciso saber só se ele sabe calcular de uma maneira... Mesmo porque somos pessoas e diferentes, vemos o mundo de formas diferentes e de diversos ângulos. Quando eu vou contratar um funcionário eu preciso sabe quais são todos os seus potenciais. Uma prova escrita com perguntas diretas não vai me fazer chegar a essa resposta. Busquemos o conhecimento tacto ou tácito.

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